terça-feira, 28 de agosto de 2012


Final de e o início do... História curta e grande sabedoria

Grande autor sentado na frente da biblioteca e pegou sua caneta e escreveu:

"No ano passado, o processo de remoção da vesícula biliar e acompanhado de cama por vários meses.E foi de 60 anos, deixado meu emprego na editora que eu mantive meus trinta anos...Meu pai morreu...Não meu filho na graduação em medicina para bater para fora durante vários meses por causa de ferimentos em um acidente de carro."
...
E no final da página, escreveu: "o que um ano ruim!!!!

E sua esposa entrou na sala, notei sua biblioteca de escape... Eles aproximaram-se dele, e por cima do ombro, eu li o que você escreveu... Ele deixou a sala em silêncio, sem algo a dizer... Mas minutos depois retornou e pegou a mão dela outra folha, desenvolvido por tranquilamente ao lado do livro já escrito por seu marido.

Ele tratou o marido esposa ler um livro: "no ano passado, recuperou-se de dor de vesícula que admitimos a muitos anos e atingiu 60 e está em ótima saúde.E passará a escrever copyright depois...Contratado com a implantação de mais de um livro importante...E seu pai viveu 85 em causa para um sem aborrecimentos e morreu tranquilamente, mas chorar... Seu filho escapou da morte em um acidente de carro e recuperado sem qualquer deficiência ou complicações.

Ela concluiu a sua esposa, dizendo: "o que um ano estamos dominados sobre a má sorte de Hasan". Agradeço a Deus por tudo.
Sempre olhe para o que está faltando... Para não agradecer a Deus por nós
Sempre olhe para o que nos roubaram... Para não agradecer a Deus pelo que ele nos deu
Ele disse que o rei todo-poderoso
E que é graças à RBC para pessoas, mas a maioria deles são ingratos (Ant-73)

Mudou-se (Traduzido por Bing)

sábado, 25 de agosto de 2012

Aí está a Miss Angola.
Terna,meiga,simples.
Parabéns aos angolanos.

direita-esquerda-volver


Temos que ler demais, saber demais, ter demais. Bastante equilíbrio. Bastante foco. Bastante planejamento. Produção, prudência, provocar sem torrar a paciência alheia. Autocontrole. Autoconhecimento. Automóveis. Economizar e viajar. Amar e trabalhar. 

Cuidar de si sem esquecer dos outros. Se reconhecer no outro, essa grande porcaria que os psicólogos falam cheios de razão. Recolher-se no mato dos mosquitos e adequar-se ao ruído da cidade que fede e está cheia de asfalto. Manter o cérebro ligado, o corpo são, a mente stand by: tudo ao mesmo tempo. 

Importar-se, mas assim meio indiferente. No fundo no fundo o destino já comeu o cú da vida, e por trás, e sem ela ver, e dormindo, e sem cuspe, e a liberdade é só um imã de geladeira. Aprender uma língua nova, falando bem, antes, a que aprendemos primeiro, e usando a língua nos finais de semana, e também durante a semana. Lamber e ser lambido. Sorvete e bucetas. Cultura, o mundo antes do pecado original, natureza intacta, tudo no mesmo saco. Saco de lixo biodegradável e sacolinhas plásticas de mercado que voltam para o inferno depois de 100 anos de espera. As sacolas de plástico venceram o homem. O homem não é todos em 1, e também as mulheres. Os homens e as mulheres morreram e existem "estilos". Todos são de um jeito, e vão querer dizer e mostrar. É o ponto narcísico de depois do espelho.

O porteiro e os intelectuais. Os intelectuais sabem tudo depois que leem Kakfa, psicanálise, Clarice Lispector, e acabam não sabendo apenas porque QUEREM saber. Querer é a fonte de todo engano. Os franceses falando com todo aquele charme, comendo pão baguete, macdonalds e yoakissoba. A dor para sempre revelará as portas do fundo que levam até o jardim e que convivem, mansas, com as portas da frente que permitem ir embora.

Ser da pele para dentro mas dominar TODA a natureza sem fazer com que ela morra. Cuidar da comunidade, sem esquecer dos goles do ego. Latir e meditar. Escutar mais e sempre, falando as vezes. Falar, falar, falar. É esse ter que dizer da vida que torna ela um excesso de todas as coisas. Seríamos mais pássaro sem qualquer vocabulário, e os pássaros estão lá, voando, e rindo das nossas caras sérias. Escrever é escrever sempre e até quando não se está na frente do teclado ou com a caneta enfiada nos dedos como um pau que não para de ejacular. Escrever com lentidão e rapidez, pra controlar o orgasmo. Assoprar a poeira das letras e expor uma peça feita, e também mostrar o vômito indigesto de cada palavra que se une a outras venenosamente, brutas e selvagens e quentes como sangue. Um dar o pescoço e ser vampiro. 

Colocar fogo nas cinzas depois de um incêndio assassino. Estar com o mundo na tela e nada ao redor. E as golas das camisas? ...estão em transe, são de um jeito x, y, z, beta, gama, alfa, e mais a puta que pariu. Marx acertou. Os liberais acertaram. Os economistas e seus pitacos de merda acertaram. A nova era espera e os retrôs acreditam no pirulito da infância. 

O homem do tempo e sua margem de segurança de 15 graus pra acertar sempre. Os riscos calculados como um computador que elabora a melhor jogada de xadrez na frente do humano orangotango. É preciso concentrar cérebros dentro de um computador e preservar a "individualidade". A saúde é global, barba, bigode e costeleta, mas os médicos são especialistas na especialidade. Corpo, alma, espírito de porco. 

Os sistemas são os culpados e os psiquiatras dizem que temos que lidar com a própria culpa. Deus quis assim, mas os ateus assaram Deus. E comeram o coitado como um churrasco de final de ano, com presentes e chopp e tudo mais. Nas entrevistas de emprego todos têm o mesmo defeito, fazem e dão o melhor e nunca estarão mal humorados. Em casa todos são assassinos, cruéis, filhos da puta por completo. 

As putas amam os filhos. As senhoras que vão no mercado e fazem reiki e assistem a novela também. O avião é um ônibus sem rodas. Os ricos preferem ficar em casa porque os aeroportos já são alguma coisa old fashion, enquanto os pobres tiram fotos de todos os lugares e revelam e mostram o álbum para os colegas de trabalho. Há uma roda de choro, e há um blues americano. E talvez haja o silêncio.

O constrangimento rebelou-se, o despudor só quis gozar rápido pra poder dormir, a paciência virou santa. Até os santos têm medo de que suas varinhas estejam broxas e precisando de uma injeção de viagra etéreo. 2000 mil músicas por um LP.

Retroceder a vida para apressá-la. Um abraço imenso transportado e escoltado pela patrulha das estradas que cobram pedágio e que vão avisando que o negócio ocupa quase duas pistas pra passar. A overdose quase morreu, mas passa bem.

"garçom, 39 doses de tempo, com bastante gelo...e peça pra que ela mostre mais."
Aí está a Miss Angola.
Terna,meiga,simples.
Parabéns aos angolanos.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

FRUTAS EXÓTICAS....



✎Morango branco com sabor de abacaxi.✓

O pineberry, como é conhecido, é uma fruta variante selvagem de um morango convencional (Fragaria chiloensis), natural da América do Sul, que estava quase em extinção até ser encontrado por agricultores holandeses há cerca de sete anos, que resolveram cultivar o produto. Parece um morango comum, porém bem menor e branco, e seu sabor e aroma é dito se assemelhar muito ao do abacaxi. A fruta começou a ser comercializada na Europa recentemente.

Via: Funny Wildlife / Biologia-Vida
aprendi a sorrir diante daqueles que só queriam as minhas lágrimas. E percebi que esta é a melhor vingança de todas!

sábado, 18 de agosto de 2012

ViNAGRE BRANCO-USADO NA LAVAGEM DE ROUPAS


Confira 5 dicas para usar o vinagre para lavar roupas

Substitua o amaciante por vinagre branco e deixe suas roupas mais limpas e macias Muito se sabe sobre os benefícios do vinagre para a limpeza da casa, porém as donas de casa testaram e descobriram uma nova maneira de utilizar o produto para facilitar a lavagem das roupas.

O vinagre branco pode substituir o amaciante, pois além de ser mais barato ele tem o efeito de amaciar as roupas sem danificar os fios. Além disso, existem diversas vantagens em trocar o amaciante comum pelo vinagre de cozinha.

Confira a seguir 5 dicas para usar o vinagre para melhorar o resultado da lavagem das suas roupas:Cheiro de mofo

É comum, na troca de estações, que as roupas guardadas por um longo período de tempo adquiram cheiro de mofo. Para que as bactérias e o cheiro desagradável sejam eliminados com a ajuda do vinagre, é necessário misturar em um balde aproximadamente 200 ml de vinagre branco e enxer o restante com água.

Coloque as roupas de molho nessa solução por mais ou menos uma hora. Você vai notar, após esse período, que o cheiro de mofo sai das roupas por completo sem deixar vestígios.

Manchas de roupas coloridas

O vinagre é um excelente produto para tirar manchas das roupas coloridas, pois além de eliminar por completo a sujeira ele não mancha. Para realizar esse procedimento com sucesso é necessário que você pegue a roupa manchada, ensaboe com sabão em barra neutro e pingue três gotas de vinagre branco sobre a mancha. Aguarde cerca de uma hora e prossiga com a lavagem como de costume.

E para evitar a descoloração indesejável da peça, acrescente uma colher de chá de vinagre durante o enxágue com água corrente. Com esse procedimento, a mancha sai e a roupa continua com a sua coloração impecável.

Manchas amareladas de peças brancas

As terríveis manchas amareladas nas roupas podem ter diversas causas. O desodorante e as comidas com corantes são as campeãs em manchar peças brancas. A dica é utilizar uma xícara de vinagre branco enquanto as roupas permanecem de molho na água. Deixe o produto agir por mais ou menos uma hora e depois lave normalmente.Manchas provenientes do suor

Quem utiliza roupa branca ou roupa social diariamente sabe que, principalmente no verão, o suor deixa as roupas manchadas. O colarinho, punhos e axilas são as áreas mais afetadas.

A receita é simples, faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio. Espalhe essa solução nas áreas manchadas e deixe agir por cerca de vinte minutos. Para terminar, lave as roupas normalmente com sabão neutro e enxágue com água corrente.

Alternativa ecologicamente correta

Além de todos os benefícios para a limpeza das roupas o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente se comparado aos alvejantes e amaciantes. Além disso, seu custo pode ser bem mais baixo comparado à outros produtos. O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua as roupas com mais facilidade e economiza água.

As vantagens de utilizar o vinagre no lugar dos alvejantes e amaciantes, além de inteligente, é benéfica ao nosso meio ambiente.


                                                                          BEM VINDO (A) !!!!!!!                                                                                                                                                                                               Sou feita de paradoxos que se colidem. Tenho fascínio   pelo mar e pelo céu (por tudo que me pareça infinito e desafiador). Sou emotiva, sensível, romântica, tenho minhas crises existenciais, gosto de colo e de carinho. Sou mulher, otimista e sonhadora. Crio realidades e mundos paralelos, essa é minha válvula de escape, meu prazer. Crio histórias diversas, em pensamentos, filmes, livros... Sou "descarada", falo tudo que penso, sem deixar subentendido, falo com e sem palavras, através dos meus olhos. Amo estar no meio de muita gente. Adoro o burburinho das pessoas. Mas amo também os meus momentos de solidão. Gosto de estar só, de estar comigo mesma. De pensar, de me sentir, de me ver. Enfim, sou como tantas outras pessoas, mas sou aquela que ainda tem muito para descobrir da vida... Essa aventura louca e maravilhosa...      

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SOU ASSIM>>>


 
"Eu tenho sim algumas especialidades:
 calar, fugir, disfarçar, engolir a seco, deixar para lá.
Uma mania feia de passar por cima de mim mesmo."
Mas uma forma de não explicar muitas coisas.
E não pedir explicação de nada!
16-08-2012

Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.
Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras
e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam
Levantei a pedra rude
dos meus versos.

Cora Coralina


Receitinhas da Mamãe...


terça-feira, 14 de agosto de 2012

"Rir de si mesmo e na vida. Não é, no espírito de escárnio ou de choramingar auto-piedade, mas como um remédio, uma droga milagrosa, que aliviará sua dor, curar sua depressão e ajudá-lo a colocar em perspectiva a derrota aparentemente terrível que e se preocupar com o riso em sua predicamentos, libertando assim a sua mente para pensar com clareza na solução que é certo para vir. Nunca se leve tão a sério. " criar sites gratuitos"Rir de si mesmo e na vida. Não é, no espírito de escárnio ou de choramingar auto-piedade, mas como um remédio, uma droga milagrosa, que aliviará sua dor, curar sua depressão e ajudá-lo a colocar em perspectiva a derrota aparentemente terrível que e se preocupar com o riso em sua predicamentos, libertando assim a sua mente para pensar com clareza na solução que é certo para vir. Nunca se leve tão a sério. "

Meu cabelo não é o mais perfeito. Eu não sou a mais linda. Minha maquiagem nunca fica perfeita. Minhas unhas não são grandes. Meu corpo não é o mais lindo. Meu sorriso não é certinho. Eu não sou a mais gostosa. Não sou a mais popular da escola nem da internet. Não vou ao salão a cada 15 dias. Não tenho mil seguidores no twitter. Não uso roupa de griffe. Não vou no shopping e saio cheia de sacolas. Mas eu sou legal, sei fazer miojo e brigadeiro. -Choose Their Pths

Meu cabelo não é o mais perfeito. Eu não sou a mais linda. Minha maquiagem nunca fica perfeita. Minhas unhas não são grandes. Meu corpo não é o mais lindo. Meu sorriso não é certinho. Eu não sou a mais gostosa. Não sou a mais popular da escola nem da internet. Não vou ao salão a cada 15 dias. Não tenho mil seguidores no twitter. Não uso roupa de griffe. Não vou no shopping e saio cheia de sacolas. Mas eu sou legal, sei fazer miojo e brigadeiro.         -Choose Their Pths  

domingo, 12 de agosto de 2012

Amor... A Lei Suprema....


Amor... A Lei Suprema.



O Amor é a Lei Suprema e somente ele é capaz de estar acima da própria Lei.

Quando você ultrapassar a Lei do Amor se encantará ao descobrir que além dessa Lei encontrará somente mais AMOR.

domingo, 5 de agosto de 2012

RELATOS DE AMOR...

Eu te amo do amanhecer ao anoitecer
e mesmo quando durmo, ainda te amo.

Eu te amo nas três dimensões, nas quatro luas,
nos quatro elementos, nas quatro estações,
nos quatro pontos cardeais.

Eu te amo nos cinco sentidos, nas sete cores do arco-íris, 
nas sete notas musicais, nos doze signos do zodíaco,
em tudo o que existe eu te amo cada vez mais.

Eu te amo na procela e na calmaria, em todos os josés e marias, 
nos infantes, nos anciãos, nos amigos,inimigos ou irmãos... 
eu te amo em toda a criação.

Eu te amo no caos aparente ou na mais perfeita estrutura... 
eu te amo como o próprio criador
ama a sua criatura.

Eu te amo no vento que vem do norte, na linha do horizonte, 
na pequena fonte, nas nuvens grávidas de chuva... 
eu te amo nos meus dias nefastos
e nos meus dias de sorte.

Eu te amo na árvore frondosa, na montanha majestosa, 
na pedra preciosa, nas miríades de estrelas do universo... 
eu te amo no pequeno átomo, na imponderável constelação, 
eu te amo para além de qualquer humana compreensão.

Eu te amo pelo pouco que sei de ti, pelo muito que ignoro
 e por aquilo que somente posso pressentir.

Eu te amo na plenitude da lida, no ocaso da vida... 
e, depois que eu me for, 
nas lembranças que porventura eu deixar, 
hás de encontrar perfumados e palpitantes restos 
do que foi o meu amor !

UMA LINDA MULHER...

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!MULHER

Um aroma suave
exalou das mãos do Criador,
quando seus olhos contemplaram
a solidão do homem no Jardim!
Foi assim:
o Senhor desenhou
o ser gracioso, meigo e forte,
que Sua imaginação perfeita produziu.
Um novo milagre:
fez-se carne,
fez-se bela,
fez-se amor,
fez-se na verdade como Ele quer!
O homem colheu a flor,
beijou-a, com ternura,
chamando-a, simplesmente,Mulher!


Sozinho

Caetano Veloso

Às vezes no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado
Juntando o antes, o agora e o depois
Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho
Não sou nem quero ser o seu dono
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho meus desejos e planos secretos
Só abro pra você mais ninguém
Por que você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela, de repente, me ganha?
Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora
Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?
Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora
Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?

sábado, 4 de agosto de 2012


ração pela Família
Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine, por falta de amor,
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador.
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem no hoje e em função de um depois.
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que os homens carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor.
Abençoa, Senhor, as famílias, amém
Abençoa, Senhor, a minha também
Que marido e mulher tenham força de amar sem medida
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.
Que o marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho
Seja a firme esperança de um céu, aqui mesmo e depois.
Abençoa, Senhor, as famílias, amém
Abençoa, Senhor, a minha também
amem!!!!!!


Torta brigadeiro....


RECEITA Pra Toda Mulher

Torta brigadeiro

Ingredientes

. 2 pacotes de biscoito de leite (360 g)
. 80 g e 2 colheres (sopa) de margarina
. 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 2 latas de leite condensado
. 1 xícara (chá) de leite
. 1 lata de creme de leite sem soro
. Bolinhas de chocolate para decorar

Modo de preparo

1. Triture os biscoitos.

2. Misture 80 g de margarina até formar uma farofa.

3. Forre o fundo e as laterais de uma forma de 24 cm de diâmetro com aro removível.

4. Asse no forno, preaquecido a 200 ºC, durante 10 minutos. Deixe esfriar e reserve.

5. Prepare o recheio: em uma panela, misture o restante da margarina, o chocolate em pó, o leite condensado e o leite.

6. Leve ao fogo, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela.

7. Retire do fogo e misture bem o creme de leite.

8. Deixe esfriar e coloque sobre a massa.

9. Leve à geladeira até firmar.

10. Decore com bolinhas de chocolate.

Dica: use o biscoito de sua preferência.
Abertura T e Você (16.07.12)

AMAR É UMA DECISÃO
O sábio recebeu a visita de um homem
que dizia já não amar a sua esposa,
e que pensava em separar-se. 
O sábio ouviu... 
Olhou-o nos olhos, disse apenas uma palavra, 
e calou-se: Ame-a !
Mas eu já disse: Não sinto nada por ela!! 
... Ame-a, disse novamente o sábio.
... E percebendo o desconforto do homem,
depois de um breve silêncio, o sábio explicou:
Amar é uma decisão, não um sentimento;
amar é dedicação e entrega.

Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.
O amor é um exercício de Jardinagem:
arranque o que faz mal, prepare o terreno,
semeie, seja paciente, regue e cuide.

Esteja preparado porque haverá pragas,
secas ou excesso de chuvas,
mas nem por isso abandone o seu jardim.
Ame o seu par, ou seja, aceite-o,
valorize-o, respeite-o, dê-lhe afeto
e ternura, admire-o e
compreende-o. Isso é tudo. Ame!!!

A inteligência sem amor, faz-te perverso.
A injustiça sem amor, faz-te implacável.
A diplomacia sem amor, faz-te hipócrita.
O êxito sem amor, faz-te arrogante.
A riqueza sem amor, faz-te avaro.

A docilidade sem amor, faz-te servil.
A pobreza sem amor, faz-te orgulhoso.
A beleza sem amor, faz-te ridículo.
A autoridade sem amor, faz-te tirano.
O trabalho sem amor, faz-te escravo.
A simplicidade sem amor, deprecia-te

A oração sem amor, faz-te introvertido.
A lei sem amor, escraviza-te
A política sem amor, deixa-te egoísta.
A fé sem amor, deixa te fanático.
A cruz sem amor converte -se em tortura.
A vida sem amor...não tem sentido

dormir" nos Estados Unidos que podem usar métodos simples e normais para mudar o caminho e ambiente de sono para melhor desfrutar de uma noite de sono Alhani, onde a liderança para o gozo de uma saúde melhor e vida mais longa. Enquanto a maioria das pessoas se fartam de sono também mostrou uma pesquisa realizada por esta instituição, enquanto a percentagem de pessoas que sofrem de problemas de sono cerca de 57% do total de 26,451 pessoas foram pesquisadas e são forçados a acordar pelo menos três vezes por noite por causa de Tergahm problemas de saúde, financeiros ou de trabalho.

 

Segundo o jornal "Al-Riyadh" A Arábia Saudita é classificado algumas bananas cientistas como uma alternativa natural aos medicamentos hipnóticos médicos porque contém aminoácidos necessários para a produção de serotonina calmante e estimulante para dormir com o alerta para evitar certos alimentos que contêm antioxidantes para, como laticínios, manteiga de amendoim e alguns tipos de carne.



Como aconselhável colocar perfume de "baunilha" lavanda no travesseiro, onde a investigação tem demonstrado que o cheiro de lavanda perfume acalmar os nervos e reduzir a gravidade da depressão e tensão, Vda deixa cair sobre o travesseiro ajuda a tratar a insônia e evitar a ansiedade e trazer conforto para levar a uma noite de sono Pacífico. 

Além de fazer um pouco de luz à noite exercícios fazem o organismo se sentir um pouco de luz cansada que prepara o pedido de descansar e dormir, pois ajuda a relaxar eo desmantelamento dos músculos, mas deve ser notado que esta deve ser de três horas antes de deitar, pelo menos. 


enquanto ajuda a tomar banho de água fria ou morna fazendo as gotas da temperatura corporal e os músculos relaxam sinais resultantes a serem enviados normal para o cérebro para preparar o corpo quer a eternidade para descansar e que deitar tinha chegado e preferir adicionar algumas gotas de perfume de alfazema ou baunilha para a água para tirar o cheiro suave para um maior relaxamento.


Mensagem abertura T e Você (03.08.12)

Às vezes é preciso aprender a perder, a ouvir e não responder, a falar sem nada dizer, a esconder o que mais queremos mostrar, a dar sem receber, sem cobrar, sem reclamar. Às vezes é preciso respirar fundo e esperar que o tempo nos indique ...o momento certo para falar e então alinhar as ideias, usar a cabeça e esquecer o coração, dizer tudo o que se tem para
...dizer, não ter medo de dizer não, não esquecer nenhuma ideia, nenhum pormenor, deixar tudo bem claro em cima da mesa para que não restem dúvidas e não duvidar nunca daquilo que estamos a fazer. E mesmo que a voz trema por dentro, há que fazê-la sair firme e serena, e mesmo que se oiça o coração bater desordeiramente fora do peito é preciso domá-lo, acalmá-lo, ordenar-lhe que bata mais devagar e faça menos alarido, e esperar, esperar que ele obedeça, que se esqueça, apagar-lhe a memória, o desejo, a saudade, a vontade. Às vezes, é preciso partir antes do tempo, dizer: aquilo que mais se teme dizer, arrumar a casa e a cabeça, limpar a alma e prepará-la para um futuro incerto, acreditar que esse futuro é bom e afinal já está perto, apertar as mãos uma contra a outra e rezar a um Deus qualquer que nos dê força e serenidade. Pensar que o tempo está a nosso favor, que a vontade de mudar é sempre mais forte, que o destino e as circunstâncias se encarregarão de atenuar a nossa dor e de a transformar numa recordação tênue e fechada num passado sem retorno que teve o seu tempo e a sua época e que um dia também teve o seu fim. Às vezes mais vale desistir do que insistir, esquecer do que querer, arrumar do que cultivar, anular do que desejar. No ar ficará para sempre a dúvida se fizémos bem, mas pelo menos temos a paz de ter feito aquilo que devia ser feito. Somos outra vez donos da nossa vida e tudo é outra vez mais fácil, mais simples, mais leve, melhor. Às vezes é preciso mudar o que parece não ter solução, deitar tudo a baixo para voltar a construir do zero, bater com a porta e apanhar o último comboio no derradeiro momento e sem olhar para trás, abrir a janela e jogar tudo borda-fora, queimar cartas e fotografias, esquecer a voz e o cheiro, as mãos e a cor da pele, apagar a memória sem medo de a perder para sempre, esquecer tudo, cada momento, cada minuto, cada passo e cada palavra, cada promessa e cada desilusão, atirar com tudo para dentro de uma gaveta e deitar a chave fora, ou então pedir a alguém que guarde tudo num cofre e que a seguir esqueça o segredo. Às vezes é preciso saber renunciar, não aceitar, não cooperar, não ouvir nem contemporizar, não pedir nem dar, não aceitar sem participar, sair pela porta da frente sem a fechar, pedir silêncio, paz e sossego, sem dor, sem tristeza e sem medo de partir. E partir para outro mundo, para outro lugar, mesmo quando o que mais queremos é ficar, permanecer, construir, investir, amar. Porque quem parte é quem sabe para onde vai, quem escolhe o seu caminho e mesmo que não haja caminho porque o caminho se faz a andar, o sol, o vento, o céu e o cheiro do mar são os nossos guias, a única companhia, a certeza que fizemos bem e que não podia ser de outra maneira. Quem fica, fica a ver, a pensar, a meditar, a lembrar. Até se conformar e um dia então esquecer.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

AMANTES NO JARDIM


Ao balançar do vento
verdes folhas perfumadas
com o profundo azul do céu
em gorjeios de bem-te-vis
e um leve bater de asas do tempo
no revoar de um colibri.

Voz transparente
momentos vividos
que nos possuem

Hora de guardar rebanhos
Noite de luar que acumula
viagem de amor poupado

Em olhos de mormaço
a preguiça de um dia solto
nutre momentos de descanso
o louco amor é folha de saudade
cheira à capim e orvalhos perdidos
em doces entregas de harmonias.

Rosa algodoada
toque carmesim
sedoso pousar

Avarandado sentires
gosto de fruta-pão
beijo roubado em silêncio


IANÊ MELLO E BETO PALAIO