domingo, 25 de setembro de 2011

VELHICE..



TUDO MUDOU... Adicionar imagem
Luiz Fernando Veríssimo


O rouge virou blush, O pó-de-arroz virou pó-compacto, O brilho virou gloss, O rímel virou máscara incolor; A Lycra virou stretch, Anabela virou plataforma; O corpete virou porta-seios... Que virou sutiã... Que virou lib... Que virou silicone! A peruca virou aplique... interlace... Megahair... Alongamento! A escova virou chapinha, "Problemas de moça" viraram TPM; Confete virou MM; A crise de nervos virou estresse, A chita virou viscose, A purpurina virou gliter, A brilhantina virou mousse... Os halteres viraram bomba, A ergométrica virou spinning, A tanga virou fio dental... ...E o fio dental virou anti-séptico bucal. Ninguém mais vê: Ping-Pong porque virou Bubaloo, O à-la-carte porque virou self-service, A tristeza porque agora é depressão, O espaguete porque virou Miojo pronto, A paquera porque virou pegação, A gafieira porque virou dança de salão, O que era praça virou shopping, A areia virou ringue, A caneta virou teclado, O LP virou CD, A fita de vídeo é DVD, O CD já é MP3, É um filho onde eram seis, O álbum de fotos agora é mostrado por e-mail, O namoro agora é virtual, A cantada virou torpedo, E do "não" não se tem medo, O break virou street, O samba, pagode O carnaval de rua virou Sapucaí, O folclore brasileiro, halloween O piano agora é teclado, também... O forró de sanfona ficou eletrônico, Fortificante não é mais Biotônico, Polícia e ladrão virou counter strike, Folhetins são novelas de TV, Fauna e flora a desaparecer, Lobato virou Paulo Coelho, Caetano virou um pentelho, Baby se converteu, RPM desapareceu, Elis ressuscitou em Maria Rita? Gal virou fênix, Raul e Renato, Cássia e Cazuza, Lennon e Elvis, Todos anjos Agora só tocam lira... A AIDS virou gripe, A bala antes encontrada agora é perdida, A violência está coisa maldita! A maconha é calmante,O professor é agora o facilitador, As lições já não importam mais, A guerra superou a paz, E a sociedade ficou incapaz... ... De tudo... ... Inclusive de notar essas diferenças.

Envelheça com qualidade

Se a tendência de crescimento da população com mais de 60 anos se mantiver constante, o Brasil deverá alcançar 32 milhões de idosos em 2025, o que nos colocará na sexta posição do ranking mundial de população idosa.

O aumento da expectativa de vida do brasileiro é um fato comprovado pelos censos anuais. Atualmente, virar octogenário não chega a ser uma grande proeza, mas um desdobramento de uma série de conquistas e não apenas médicas.Se chegar à aposentadoria é algo que, em geral, parece desejável, na prática pode ser frustrante.
Com o envelhecimento da população, sair do mercado aos 60 anos tornou-se algo prematuro. É uma mudança que implica redução da renda, sensação de ociosidade e de perda de importância social, o que pode abalar profundamente a auto-estima.É por isso que o idoso deve ter um projeto, garantem os especialistas.
Seja um trabalho formal ou uma atividade voluntária, ele tem de dar continuidade à vida participativa.Envelhecer e aposentar-se não deve ser sinônimo de pendurar as chuteiras. Especialistas garantem que o idoso que busca prazer, realização pessoal e alegria de viver depois da aposentadoria vive mais e melhor.

Veja algumas dicas para envelhecer com mais disposição:
Pensamento jovemEncare o envelhecimento de forma positiva. Pior do que um idoso resmungão é o pessimista de qualquer idade que não vê solução para nada.Atividade físicaA prática constante de uma atividade física ajuda a condicionar o corpo e evita perdas de massa muscular.

Baixo índice de gordura corporal previne várias doenças fatais.Cérebro ativo e Fugir da rotina favorece o desenvolvimento de áreas do cérebro menos utilizadas. Procure uma nova carreira, atividades voluntárias, instrução musical, cursos variados, escrever, viajar, etc.

Alimentação saudávelEvite comer qualquer coisa na rua. Valorize as frutas, legumes e verduras, e diminua o consumo de carnes vermelhas, gorduras e doces.
Fuja da obesidade.Cultive um hobbyCante, dance, pratique tai chi chuan, meditação, ioga. O cardápio antiestresse é supervariado. Procure a alternativa que mais se encaixa ao seu perfil.Afaste o ócioMesmo que você pare de trabalhar formalmente, comece uma nova função. Faça planos para o futuro e não abra mão de seus sonhos — sempre é tempo de concretizá-los.

Valorize a família Às vezes, melhor do que fazer qualquer coisa, é se aproximar de quem se gosta.

A convivência com filhos, netos e amigos pode ser prazerosa e espantar a solidão.Não reme contra a maré. Mais importante do que manter uma aparência sempre jovem é aceitar a velhice com alegria e felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário